Na versão do Team Foundation Server 2013 há o Portfólio Backlog uma feature disponível para gerenciamento de suas atividades. Você deseja iniciar pensando de modo amplo — definindo grandes recursos primeiro —, dividir e definir o trabalho enquanto acompanha? Você pode trabalhar com um portfólio hierárquico de itens de backlog criando recursos e, em seguida, criando links entre esses recursos e os itens de retorno os suportam. Você pode exibir o andamento geral para recursos bem como para os itens da lista de pendências que oferece suporte a eles.
Você pode fazer pesquisa detalhada de uma lista de pendências para a outra, para exibir o nível de detalhes que preferir. Por exemplo, você pode exibir os itens de retorno e os bugs associados a cada item de recurso em um projeto Scrum.
CONFIGURANDO
- Forma automática:
Você deve ir nas configurações do Team Project – Project Profile – Configure Features:
Clicar em Verifiy e pronto, estará habilitado.
Obs.: Se você receber um erro informando que não foi possível executar o wizard, siga os passos do processo manual.
Error: When the wizard is unable to update a team project, it will return a message indicating that there are no process templates available to support the update.
- Forma Manual (usando um template de processo):
Baixe a versão mais recente dos modelos de processo que é compatível com a usada para criar seu projeto de equipe.
Para baixar ou carregar modelos de processo, você deverá se conectar ao TFS 2013 do Visual Studio 2013 ou do Team Explorer 2013.
Copie o arquivo Feature.xml da pasta WorkItem Tracking/TypeDefinitions para a pasta correspondente do modelo de processo personalizado.
Adicione a Feature Category ao arquivo Categories, localizado na pasta WorkItem Tracking.
<CATEGORY name="Feature Category" refname="Microsoft.FeatureCategory">
<DEFAULTWORKITEMTYPE name="Feature" />
</CATEGORY>
Isso oferece suporte usando a lista de pendências de portfólio de Recurso.
Abra o arquivo de plug-in WorkItems localizado na pasta WorkItem Tracking.
Adicione uma tarefa para carregar o tipo de item de trabalho Recurso à seção
<WORKITEMTYPES>.
<WORKITEMTYPE fileName="WorkItem Tracking\TypeDefinitions\Feature.xml" />
Substitua as duas tarefas de configuração do processo no elemento PROCESSCONFIGURATION …
<PROCESSCONFIGURATION>
<CommonConfiguration fileName="WorkItem Tracking\Process\CommonConfiguration.xml"/>
<AgileConfiguration fileName="WorkItem Tracking\Process\AgileConfiguration.xml"/>
</PROCESSCONFIGURATION>
.. com a única instrução do elemento que faz referência ao arquivo ProcessConfiguration.
<PROCESSCONFIGURATION>
<ProjectConfiguration fileName="WorkItem Tracking\Process\ProcessConfiguration.xml"/>
</PROCESSCONFIGURATION>
Copie o arquivo ProcessConfiguration da pasta WorkItem Tracking/Process do modelo de processo baixado para a sua pasta de modelo personalizado no mesmo local.
Incorpore quaisquer personalizações que você tenha feito nos arquivos AgileConfiguration ou CommonConfiguration para ProcessConfiguration. Para obter mais informações, consulte Processar configuração de referência XML.
Exclua os arquivos AgileConfiguration e CommonConfiguration da pasta WorkItem Tracking/Process .
Agora, a configuração do processo tem suporte do arquivo único ProcessConfiguration.
Substitua os arquivos Backlog/Stories/Requirement Overview.rdl e Stories/Requirements Progress.rdl na pasta Reports de sua pasta personalizada de modelo com os arquivos do modelo de processo baixado no mesmo local.
Essas atualizações refletem as alterações necessárias com a introdução do tipo de item de trabalho de lista de pendências de portfólio Recurso como descrito nesta postagem de blog: Atualizar seus relatórios de visão geral e de progresso para oferecer suporte a listas de pendências de Portfólio.
Abra o arquivo de plug-in ProcessTemplate localizado na pasta superior.
Atualizar o nome para refletir as alterações de versão feitas por você.
Substitua a pasta Process Guidance, localizada sob a pasta Windows SharePoint Services pelo conteúdo da pasta mais recente.
Esses arquivos fornecem links dianteiros para o conteúdo de orientação de processo mais recente.
Carregue o modelo de processo e verifique suas alterações.
Use o Assistente de configuração de recursos para atualizar um projeto de equipe criado usando o modelo de processo que você acabou de atualizar.
- Forma manual (exportando e importando diretamente no TFS):
Caso você possua um projeto que tenha o Portfólio Backlog habilitado, você irá exportar desse projeto as informações e irá importar para o novo projeto para que surta efeito.
Exportando os arquivos do Projeto que está funcional o Portfólio Backlog:
- Exportando o XML da Feature
witadmin exportwitd /collection:"https://servidortfs/tfs/Collection" /p:"TeamProject" /n:Feature /f:"x:\Custom\Feature.xml”
- Exportando o XML das Categories
witadmin exportcategories /collection:"https://servidortfs/tfs/Collection" /p:"TeamProject" /f:"x:\Custom\categories.xml”
- Exportando o ProcessConfig
witadmin exportprocessconfig /collection:https://servidortfs/tfs/Collection /p:"TeamProject" /f:"x:\Custom\processconfig.xml “
Importando os arquivos do para o Projeto que deseja habilitar o Portfólio Backlog:
- Importando o XML da Feature
witadmin importwitd /collection:"https://servidortfs/tfs/Collection" /p:"TeamProject" /n:Feature /f:"x:\Custom\Feature.xml”
- Importando o XML das Categories
witadmin importcategories /collection:"https://servidortfs/tfs/Collection" /p:"TeamProject" /f:"x:\Custom\categories.xml”
- Importando o ProcessConfig
witadmin importprocessconfig /collection:https://servidortfs/tfs/Collection /p:"TeamProject" /f:"x:\Custom\processconfig.xml “
Telas de Exemplo: