Seja Bem Vindo!

Seja Bem Vindo!

ALM – Conhecendo um Pouco mais sobre ALM – Post 02 de 100 – Criando um Caso de Testes

Sem Comentarios

Série – 100 Posts sobre ALM

Introdução

Olá Pessoal, o objetivo desse post é auxiliar na direção de uma criação de um Caso de Teste. Abaixo cito um exemplo de como poderiamos estar ordenando nossos artefatos dentro do nosso processo de desenvolvimento de software, e como eu criaria meus casos de testes. Claramente há diversas formas de abordagens, definições, fluxos, entre outros e cabe a cada empresa usar a sua da melhor forma, e abaixo o que explico, seria apenas, mais um exemplo de como poderia se organizar a criação de seus testes.

Um caso de teste deveria inicialmente ser associado a um requisito que por sua vez é associado a uma feature. A estrutura seria mais ou menos da seguinte forma:

image
Onde:

Feature – Desejo do cliente: Quero que meu carro ande a 220 km/h sem gastar muito combustivel. É muito comum nesse momento o cliente querer definir o requisito, e até poderia, porém seria importante entender bem o desejo dele primeiro. Digo isso, pois seria muito comum uma pessoa chegar a um mecânico e pedir – Instale um turbo no meu carro. E o mecanico instalar o turbo que ele acha que deveria, e não ser a melhor escolha. Por isso é extremamente importante uma conversa para entender os objetivos em questão.

Requirement – Como atingir o objetivo: Instalar um motor turbo no carro à diesel/alcool. Nesse caso é importante um estudo para que você não implemente algo que precisará de uma reavaliação para modificação do requisito em um curto espaço de tempo. Por exemplo, nesse caso, sabemos que a gasolina está para ser reajustada, sendo que se sua escolha seja a implementação de um motor baseado em gasolina, pode inviabilizar o projeto ou alterar o requisito, então é muito importante pensar em alternativas nesse cenário, pois se você não pensar, a concorrência vai!

Task Dev A - Tarefa de Implementação do Requisito – Ações para implementar o requisito: Montar os pistões do motor

Test Case A – Executar a ação desejada do cliente. Acelerar o carro a 220 km/h (baseando-se na Feature)

Test Case B – Avaliar no final de uma rodagem de 10 km, qual foi o consumo de combustivel. Comparar com o consumo de outro carro de mesmo peso, medidas e marca (baseando-se na feature)

Test Case C – Medir o óleo inicial e o óleo final consumido. (baseado em experiência, requisito modificado, testes não funcionais).

Em grande parte, um caso de teste é o ato de um usuário de um sistema, principalmente quando falamos de um caso de teste funcional.

Ou seja, a execução de um caso de teste é o retrato de uma atividade feita por um usuário do sistema, e também ações adicionais baseadas no conhecimento da regra de negócio, ambientes e histórico de indicadores anteriores.

Caso de Teste – Duração Curta

Não é regra, porém uma das caracteristicas de um Caso de Teste Funcional é seu tempo de duração ser curto. Ou seja, um Caso de Teste deveria ser, em grande parte, uma ação simples de um usuário, quando seu Caso basear-se em uma funcionalidade.

Tenha em mente que, você é o usuário e deve realizar a mesma ação que o usuário iria realizar, se um usuário demora 02 horas para conseguir gerar um simples relatório, possivelmente você está agrupando em um Caso de Teste, passos ou ações que talvez não fazem parte em si do Caso de Teste ou esse Caso de Teste deveria ser mais granular.

Caso de Teste – Classificação

É importante que você classifique a prioridade e tipos seus Casos de Testes, para que, quando for necessário a reexecução do mesmo, seja em um teste de regressão, revalidação de bugs, ou até um estudo de quanto custaria alterar um Requisito (pois esse custo deverá ser avaliado também no tempo de teste) não seje algo assustador e seus Casos de Testes sejam impedidos de serem executados, devido a questões de prazos de entrega.

image

Por isso mesmo que Casos de Testes são classificados em Funcionais, Não Funcionais, tendo subclassificações em desempenho, stress, usabilidade, entre outros.

image

Casos de Testes – Planejamento

Planeje bem seus testes, principalmente, tente torná-los mais granulares, inclusive com indices de importância para que você tenha condições de tomar decisões em quais testes você poderia abrir mão, quando seu prazo está se esgotando.

image

Por exemplo: Segmente seus testes de relatórios, classificando ou por objetivos similares, ou requisitos compartilhados que afetem seus casos de testes, para que seje bem produtivo esses testes.

Casos de Testes – Criando

Para se criar um Caso de Teste usando o Microsoft Test Manager, acesse esse post que escrevi a um tempo atrás que trás de forma detalhada como proceder.

ALM – Criando um Caso de Teste Funcional

Espero que ajude e até a próxima!

Alan Carlos
Technet Wiki Ninja

back to top