Seja Bem Vindo!

Seja Bem Vindo!

Permissões NTFS–Relembrando

Sem Comentarios

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje resolvi escrever esse post pois mesmo sendo um assunto ultrapassado muitas pessoas desconhecem como que as permissões NTFS funcionam e quais os cuidados que temos que tomar com ela. As permissões NTFS tem como objetivo garantir a segurança das informações através de níveis de ACL (Access Control List) onde você define quem e qual tipo de permissão a pessoa terá em determinado arquivo ou diretório do seu servidor. Ela se torna uma ferramenta poderosa principalmente para gerir servidores de arquivos, acessos a diretórios específicos, entre outras utilidades.

image

Você também pode combinar as permissões NTFS com permissões de Compartilhamento.

Um recurso compartilhado fornece acesso a aplicativos, informações ou aos dados pessoais de um usuário. Você pode conceder ou negar permissões para cada recurso compartilhado.

Você poderá controlar o acesso a recursos compartilhados através de diversos métodos. Você pode usar permissões de compartilhamento, que são simples de aplicar e gerenciar. Uma outra alternativa é usar o controle de acesso no sistema de arquivos NTFS, que oferece um controle mais detalhado do recurso compartilhado e de seu conteúdo. Você também poderá usar uma combinação desses métodos. Se usar uma combinação desses métodos, a permissão mais restritiva sempre se aplicará. Por exemplo, se a permissão de compartilhamento for definida como Todos = Leitura (que é o padrão) e a permissão de NTFS permitir que os usuários façam alterações em um arquivo compartilhado, a permissão de compartilhamento se aplicará e o usuário não poderá alterar o arquivo.

Permissões de compartilhamento:

Aplicáveis apenas aos usuários que obtiverem acesso aos recursos através de rede. Elas não se aplicam a usuários que fazem logon localmente, como, por exemplo, em um servidor de terminal. Nesses casos, use o controle de acesso no NTFS para definir permissões.

Aplicáveis a todos os arquivos e pastas contidos no recurso compartilhado. Para fornecer um nível mais detalhado de segurança a subpastas ou objetos em uma pasta compartilhada, use o controle de acesso no NTFS.

Constituem a única alternativa de proteção para recursos de rede em volumes FAT e FAT32, porque as permissões do NTFS não estão disponíveis nesses volumes.

Especifique o número máximo de usuários que podem acessar o recurso compartilhado na rede. Isso constitui um recurso adicional à segurança oferecida pelo NTFS.

Permissões de NTFS:

Por padrão, um objeto herda as permissões de seu objeto pai, tanto no momento da criação ou quando é copiada ou movida para sua pasta pai.

- Se você mover um objeto para um diretório diferente no mesmo volume, ele mantém as permissões originais;

- O grupo Todos tem as permissões Permitir controle total para a raiz de cada unidade NTFS;

- Negar permissões sempre têm precedência sobre as permissões Permitir;

- Permissões explícitas têm precedência sobre as permissões herdadas;

- Se as permissões de NTFS em conflito – por exemplo, se as permissões de usuário e de grupo são contraditórias as permissões mais liberal têm precedência;

- As permissões são cumulativas;

- Para preservar as permissões quando arquivos e pastas são copiadas ou movidas, use o utilitário Xcopy.exe com o /O ou a opção /X;

Espero ter ajudado e até a próxima!

back to top