Criando um Plano de Testes (Passo a Passo)
- Montagem do Plano de Testes
Inicie seu Test Manager para criar um novo Plano de Testes;
Dê um Nome ao Plano de Testes;
Associe o Plano de Teste a Versão ou Iteração (conforme definido no planejamento);
- Configuração do Plano de Testes
Vá na em Lab Center à Test Settings:
- Configure os coletores, conforme a necessidade do time de desenvolvimento para identificar BUGS com as informações coletadas.
Verifique as configurações do Plano de Teste:
-Ambientes que serão homologados (Sistemas Operacionais, Bancos de Dados, Navegadores): Nesse passo, é importante que você tenha um laboratório que tenha templates de ambientes, para que a preparação de um ambiente de testes não leve dias e sim horas ou até minutos!
Obs.: Se você desejar que seu Caso de Teste automaticamente assuma as configurações do TCM, deixe a opção Default habilitada. Cada ambiente é um Ponto de Teste (Test Point).
- Crie as Suites de Casos de Testes
Definido em seu Planejamento, crie as Suítes necessárias. Importante salientar o uso de Clones de Suítes e Casos de Testes, para dar velocidade nessa etapa. Isso é feito no contexto de Planejamento. Nesse Caso, iremos definir uma Suíte Estática baseada em Casos de Testes.
Exemplo:
Suites de Testes Funcionais e suas subcategorias:
Adequação, que mede o quanto o conjunto de funcionalidades é adequado às necessidades do usuário;
Acurácia (ou precisão) representa a capacidade do software de fornecer resultados precisos ou com a precisão dentro do que foi acordado/solicitado;
Interoperabilidade que trata da maneira como o software interage com outro(s) sistema(s) especificados;
Segurança mede a capacidade do sistema de proteger as informações do usuário e fornecê-las apenas (e sempre) às pessoas autorizadas. Segurança também pode estar dirigida em, processar gerar e armazenar as informações.
Conformidade trata da padronização, politicas e normas de um projeto.
Importante:
Participe das reuniões de alinhamento das demandas para que o Custo de BUG seja reduzido com Casos de Testes mais próximos a realidade do cliente.
Lembre-se que dependendo da abordagem da empresa (Escola de Testes de Software), você deverá validar se a implementação do Requisito foi feita com sucesso, mas também validar se o objetivo do negócio foi atendido, e só participando, conhecendo o negócio e entendendo a demanda (feature) você poderá chegar nesse cenário.
- Crie seu Caso de Teste
Crie seu caso de teste, baseado no requisito e no negócio e escreva os passos (pode iniciar com passos básicos). Coloque valores de parâmetros com @ para um futuro Record & Play. O Caso de Teste é a ação de execução de um usuário.
Relacione seu Caso de Teste ao Requisito (Tests) –> Mude o Status do Caso de Teste para Ready –> Faça isso para todos os Casos de Testes.
Abra o Requisito que está associado ao Test Case –> Crie a Tarefa de Testes (Tasks) –> Estipule o tempo de execução (já definido no Planejamento) –> Associe a Tarefa ao Requisito como “Child”
Insira as informações de tempo de execução, estado, disciplina, entre outras informações.
Observe a hierarquia de Requisitos à Tarefas:
Observe que no Relatório de Overview de Requisitos, o Requisito está com as horas restantes, pontos de testes e resultados de testes prontos para começarem a ser contabilizados. Conforme as tarefas (vinculadas aos requisitos forem sendo concluídas, o percentagem de horas irá ser carregada e as horas remanescentes serão diminuídas.

Pronto, agora é só executar os testes.