Imagine o cenário onde você recebe reclamações dos seus clientes em que determinado serviço, processo ou aplicativo Web (Portais e Web Services) estão apresentando instabilidade. Como podemos identificar quantos incidentes aconteceram na semana, horários, e depois comparar com outros relatórios para identificar a cauza-raiz?
Para identificar essas falhas, há diversas formas, uma delas é gerar um relatório do Operations Manager do Objeto que você deseja identificar as possíveis falhas. Veja abaixo um exemplo:
Relatório do Objeto Serviço ou Processo
Para tirar um relatório específico de disponilibilidade de um objeto serviço ou processo que está sendo monitorado siga os passos abaixo:
Abra o painel do SCOM e vá em Monitoramento – Serviços Windows – avalie no painel qual serviço você deseja tirar um relatório e clique com o mouse em cima dele.
Em seguida vá a direita do painel e selecione Painel de Tarefas (Task Panel) e selecione em Report Tasks, Availability.
Selecione o intervalo de data e gere seu relatório.
Pronto, com esses dados é possível identificar quando os serviços, ou processos, ou aplicativos Web apresentaram incidentes, e partindo dessas datas e horários, comparar outros relatórios como:
- Relatórios de desempenho do servidor
- Relatórios de banco de dados
- Relatórios de funcionamento do seu link de dados (Caso sua análise seja voltada a aplicações web)
- Relatórios de erros do visualizador de eventos
- Logs de aplicativos terceiros, Internet Information Services ou similar
Espero ter ajudado.
Alan Carlos