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Dica do Dia–Diagnosticando Incidentes com os Relatórios do Operations Manager (Serviços)

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Imagine o cenário onde você recebe reclamações dos seus clientes em que determinado serviço, processo ou aplicativo Web (Portais e Web Services) estão apresentando instabilidade. Como podemos identificar quantos incidentes aconteceram na semana, horários, e depois comparar com outros relatórios para identificar a cauza-raiz?

Para identificar essas falhas, há diversas formas, uma delas é gerar um relatório do Operations Manager do Objeto que você deseja identificar as possíveis falhas. Veja abaixo um exemplo:

Relatório do Objeto Serviço ou Processo

Para tirar um relatório específico de disponilibilidade de um objeto serviço ou processo que está sendo monitorado siga os passos abaixo:

Abra o painel do SCOM e vá em Monitoramento – Serviços Windows – avalie no painel qual serviço você deseja tirar um relatório e clique com o mouse em cima dele.

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Em seguida vá a direita do painel e selecione Painel de Tarefas (Task Panel) e selecione em Report Tasks, Availability.

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Selecione o intervalo de data e gere seu relatório.

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Pronto, com esses dados é possível identificar quando os serviços, ou processos, ou aplicativos Web apresentaram incidentes, e partindo dessas datas e horários, comparar outros relatórios como:

- Relatórios de desempenho do servidor
- Relatórios de banco de dados
- Relatórios de funcionamento do seu link de dados (Caso sua análise seja voltada a aplicações web)
- Relatórios de erros do visualizador de eventos
- Logs de aplicativos terceiros, Internet Information Services ou similar

Espero ter ajudado.

Alan Carlos

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