Olá Pessoal!
Há alguns posts atrás escrevi como montar uma Base de Conhecimento, dando dicas, exemplo e ferramentas.
Para completar esse post, criei duas apresentações, uma abordando o tema, com mais dicas, exemplos, fluxos e uma outra apresentação explanando na prática como usar a ferramenta da Microsoft o Sharepoint Server e seu sistema Wiki para montar a sua tão sonhada base de conhecimento, inclusive inserindo:
- Tags
- Palavras Chaves
- Formulários de Feedback
- Pesquisa de Artigos
- Artigos Populares
- Artigos Indicados
- Classificação dos Posts
e muito mais. E de forma fácil e intuitiva.
A Base de Conhecimento pode ser usado em:
Operações de TI
- Área de Informações de procedimentos, manuais, documentos, com versionamentos, controles de ativos (IC);
- Fluxos de aprovações, controle de tarefas, blogs de dicas de TI;
- Atender os requisitos de uma ISO ou outra norma como Versionamento de Documentos, Divulgação de Informações, Controle de IC, Base de Conhecimento, Gestão do Conhecimento, entre outros;
- Armazenamento de Projetos, informações de clientes, informações de ambientes, sistemas, contatos, entre outros;
- Ferramenta para apoio na criação de um Help Desk;
ALM (Application Lifecycle Management)
- Em sua Gestão de Configuração, armazenando seus ativos de imagens, documentos (em formato Wiki), versionamento de documentos, fluxos de aprovação, entre outras atividades inerentes ao GC;
- Integração com seu Team Foundation Server para os sites de Coleções de Projetos;
- Use o sistema do Sharepoint para escrever seus documentos, manuais e dicas usando os sistemas de Wiki e Blog que são extremamente colaborativos e intuitivos;
- Dicas, informações de forma colaborativa para Testadores, Desenvolvedores, Arquitetos, Analistas, de ambientes, fluxos, dicas técnicas (um local central de informação);
- Divulgação de informações a todos da empresa;
Então aproveitem bem!
Artigo: Como Montar uma Base de Conhecimento
Apresentação 01 – Como Montar uma Base de Conhecimento
Apresentação 02 – Ferramentas e Passo a Passo para a Montagem da Base de Conhecimento